domingo, 21 de março de 2010

Panorama (foto)




Nesses panoramas, procurei mostrar o objetivo e a praticidade da rotatoria, e a utilidade dos calçamento dela, que foram os pontos destacados por mim e pelo meu entrevistado.
Segundo o entrevistado o objetivo dessa rotatoria da rua Paraíba é unica e exclusivamente tentar garantir maior organizaçao para o transito, tento portanto a mesma opinião que a minha nesse ponto. Já em relação à utilizaçao desse calçamento surgiram duas opiniões diferentes: a de que esse calçamento só foi usado por questões estéticas, ou seja, só foi colocado para "enfeitar" a rotatoria (principalmente se compararmos essa rotatoria com a rotatoria da outra esquina do mesmo quarteirão, na rua Pernambuco), e a de que esse tipo de calçamento foi utilizado para ajudar o escoamento de água, já que esse tipo de piso permite que a água infiltre no solo, enquanto o asfalto é praticamente impermeável. Outra pergunta que fiz ao meu entrevistado, que por morrar nessa rua já ha alguns anos conhece bem a região, foi se ele tinha reparado que nessa rotatoria existem setas indicando o caminho a ser feito pelos carros, e assim como muita gente que passa todos os dias pelo local, ele nunca tinha reparado isso!!!
Então, no primeiro panorama, me propus a mostrar os elementos principais dos dois pontos de vista da rotatoria, como o objetivo da rotatoria de organização, a utilização do calçamento para embelezamento ou fins de planejamento urbano, sua localização e imagens da própria rotatoria.
No segundo panorama, além dos elementos já usados no primeiro, procurei mostrar também causas e consequencias da boa e da má utilizaçao das rotatorias em geral, e da falta de calçamentos, uma "rotatoria" ícone mundial de beleza, um símbolo da rotatoria, e até mesmo representei as setas no alto do video, já que muita gente diz que apenas olhando de cima é que se pode ver com clareza e facilidade as setas da rotatoria.

Panorama tradicional Rotatoria



Esse é o panorama tradicional do elemento que mais me chama atenção no trajeto entre minha casa e a EA. A rotatoria da Gonçalves Dias com Paraíba se tornou portanto o ponto de partida que usei para fazer meu trabalho

Retrato modificado


Esse é o retrato atualizado da Marina Tibo. Nessa imagem procurei demonstrar toda a alegria, bom astral, otimismo, caracteristicos dela, principalmente atraves das cores e das imagens. Procurei também mater os principais elementos presesentes no primeiro retrato, pois são os que identificam a Marina como pessoa e amiga: os objetos que ela mais gosta, se identifica e que a descrevem, como os perfumes, o crucifixo, o microfone, e principalmente a tartaruga, que representa o modo como ela mais gosta de ser chamada... TURTLE!!!


Conceitos

Le Parkour

Parkour ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas

Flash Mob

Flash mob do inglês significa "multidão instantânea" e trata-se de um acontecimento geralmente marcado com certa antecedência em que pessoas se reúnem em um determinado horário para fazerem algo em comum. A história surgiu em Manhattam no prédio da revista Harper’s uma publicação de vanguarda do pensamento, social, artístico e político. E o nome do sujeito foi Bill Wasik. Ele acredita que o consumo de certa produção cultural no mundo é mais determinada pela necessidade de se sentir parte daquele grupo que o consome do que pelas qualidades do produto em si. É o modismo temporal de um livro, uma banda, um programa de TV e que logo será descartado quando for substituído pelo próximo modismo. A idéia dele foi criar uma expressão cultural que já viesse vazia de significado. Não leve a palavra "vazio" para o mau sentido. Essa é a idéia por trás do flash mob.

O primeiro experimento aconteceu em New York ao enviar algumas mensagens de e-mail e criar uma aglomeração em um lugar de Manhattam por alguns minutos sem nenhuma explicação aparente e em uma dessas aglomerações várias pessoas ficaram em volta de um tapete escolhido aleatoriamente em uma das lojas na cidade onde ficaram parado diante dele por cerca de dez minutos. Em seguida todos se dispersam e vão embora. Outro exemplo recente foi o World Jump Day onde o mundo inteiro foi convidado a pular em determinado horário do dia 20 de julho deste ano para alterar a órbita da Terra.


Flâneur

"Um flâneur é um ser errante, um vagabundo, alguém que deambula pela cidade sem propósito aparente, mas que está secretamente em harmonia com a sua história e numa busca velada de aventura, seja ela estética ou erótica."

Por volta das décadas de 1830 e 1840, começa a se evidenciar um tipo de comportamento pelas rapidas e grandes mudanças da época, dados pelo modelo fordista e pela linha de montagem por ele implantado. Essas mudanças que consistiam principalmente na necessidade do maximo aproveitamento do tempo, de agilidade e rapidez, faziam com que o ambiente se tornasse um mero meio, indiferente aos olhos das pessoas nele inserido, e com que essas pessoas se tornassem apenas passantes. O comportamento evidenciado com essas tranformações vai justamente na contra-mão delas, e tem como seu praticante o flâneur.

O flâneur é um indivíduo, que contrariando o comportamento exigido em uma sociedade burguesa, capitalista, consumista e imediatista, não tem pressa, e vaga sem rumo para observar o ambiente e tudo ao seu redor, tendo a rua com matéria-prima e fonte de inspiração, caminhando tranquilamente apreendendo todos os detalhes, e tudo isso sem ser notado e sem se inserir na paisagem.

quinta-feira, 11 de março de 2010